web analytics
coworking space portugal

Espaço de Cowork: o local ideal para fazer crescer o seu negócio

O cowork tem-se tornado um conceito familiar, principalmente desde o aumento da adesão ao teletrabalho em tempos de pandemia. Com a tendência crescente do trabalho remoto, tem aumentado também a oferta de espaços de trabalho adequados- os chamados espaços de cowork.

Um espaço de cowork é nada mais do que um local compartilhado entre diferentes trabalhadores, que oferece as mesmas condições que um escritório tradicional, com um custo mais baixo e com outros benefícios. O ambiente colaborativo destes escritórios modernos tem demonstrado ser o melhor amigo dos empreendedores que não dispensam os períodos de socialização no ambiente laboral. 

Saiba como é que um espaço de cowork pode ser o local ideal para fazer crescer o seu negócio de seguida. Prepare-se para levar a sua empresa para o próximo nível.

Ajuda-o a poupar para poder investir no seu negócio

Esqueça os custos fixos de um escritório tradicional. Ao aderir a um espaço de cowork a conta da luz, da internet e da água deixam de ser responsabilidade sua. Está tudo incluído nos planos disponibilizados.

O contrato tem uma duração muito mais flexível, evitando-se o compromisso financeiro a longo prazo que existe nos ditos escritórios convencionais. Tudo o que conseguir poupar com o espaço cowork pode aproveitar para investir no futuro da sua empresa.

Também é verdade que não precisa de estar preocupado com a possibilidade de crescimento da sua empresa já que os espaços de cowork estão preparados para se adaptarem de forma regular às necessidades e demandas de cada empresa. Sempre que for necessário juntar a equipa ou marcar uma reunião com um potencial cliente ou investidor, pode reservar um estúdio privado ou uma sala de reuniões.

Na LACS, o cluster criativo dedicado às indústrias criativas, além de poder beneficiar do espaço de cowork em Lisboa, pode optar por planos que incluam a disponibilização de salas de reunião, espaços para eventos ou escritórios à sua medida.

Ganha mais tempo para dedicar ao seu negócio

Cuidar de um escritório, fazer a gestão e organização pode ser trabalhoso. Com a adesão aos espaços de cowork, evitam-se todas as tarefas de manutenção do espaço que ficam à responsabilidade da empresa contratada.

Para o sucesso de um negócio, o tempo é algo valioso. Ao fazer parte de um espaço destes, evita ter de se dedicar a tarefas de gestão mais aborrecidas e demoradas e tem mais tempo para se dedicar a 100% ao seu negócio. 

Estimula o networking

Num espaço destes juntam-se profissionais de diversas áreas, a criatividade é estimulada e os contactos formam-se sem grandes dificuldades. Conheça visões e ideias diferentes das suas, conversando com profissionais da sua área. Os espaços de cowork criam um ambiente de colaboração profissional, ideal para que surjam novas oportunidades e se desenvolvam novos projetos. O brainstorming será certamente um aliado do seu negócio.

Outra das vantagens é que pode procurar feedback junto dos seus colegas e encontrar soluções para os seus problemas mais rapidamente graças ao contacto permanente com a comunidade. A visibilidade alcançada nestes espaços de trabalho é outro dos pontos fortes dos espaços de cowork. O seu negócio pode chegar a novos círculos mais facilmente.

Oferece um ambiente profissional e saudável

Estes lugares oferecem todas as condições necessárias para manter um bom ritmo de trabalho, com a vantagem de ajudar a manter o contacto social que muitas vezes é perdido na modalidade de trabalho remoto. Alguns trabalhadores independentes procuram estes espaços para trabalhar porque sentem que a produtividade aumenta em comparação com o home office.

O espaço de cowork ajuda-o a manter-se focado, já que todas as preocupações menores são dispensadas, e ainda oferece um ambiente dinâmico que ajuda a quebrar a monotonia do trabalho. Os colegas deste espaço colaborativo vão variando, evitando a estagnação e criando espaço para interações com diferentes nacionalidades e culturas.

Além disso, existe uma grande aposta na promoção de formações, workshops e outros eventos que servem não só para ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade do dia-a-dia como também para promover o desenvolvimento de novas competências. Trabalhar no mesmo ambiente que outras pessoas trabalhadoras e inspiradores pode ser um boost para a motivação. Por outro lado, os espaços de lazer, o ambiente confortável e a inserção numa comunidade estimulam o bem-estar no trabalho, fatores que contribuem significativamente para a produtividade.

Apesar de todas as vantagens, lembre-se que não precisa de se sentir preso ao espaço de cowork que escolheu. A flexibilidade dos planos disponibilizados permite-lhe que usufrua dos espaços apenas quando sente necessidade, sem que se sinta obrigado a frequentar o mesmo local sempre que deseja trabalhar num ambiente mais profissional.